Fanfarrão galeroso

Como todos sabem, especialmente quem foi à viagem de Ibiúna e presenciou meus gritos de apoio à Xuxa e de repúdio ao Mr. Burns, eu detesto o José Serra. Nunca gostei, mas minha raiva ficou mais forte por causa da greve da USP de 2007, quando o então governador criou decretos (na primeira semana de governo e durante as férias na Universidade, diga-se de passagem)  que feriam o tripé ensino-pesquisa-extensão e que prejudicavam a autonomia universitária, direito garantido pela Constituição. Um dos decretos promovia o aumento da pesquisa operacional, com viés mercadológico. Eu, FFLCH que sou, me senti ofendida, assim como muitos estudantes de Humanas que são completamente dependentes da regra de três e não têm campo para pesquisa mercadológica. Afinal, o número de bolsas destinadas a estudantes de Humanas diminuiria. Então o aluno de Letras que estuda a variação linguística entre comunidades do Sul e do Nordeste seria prejudicado, assim como o aluno de Ciências Sociais que deseja descobrir mais sobre a cultura de populações ribeirinhas, o aluno de História que estuda o que resta do Coronelismo em municípios do Brasil, o aluno de Jornalismo que gasta seus dias lendo jornais antigos a fim de estudar o Jornal do Brasil na época do regime militar, o aluno de Pedagogia que fica horas observando aulas para encontrar alguns problemas da educação pública. Nada disso importa, afinal não tem retorno mercadológico imediato; por mais que seja uma pesquisa voltada à sociedade, não traz lucro, e então pode ser descartada sem maiores dramas.

Além desse desmerecimento com a pesquisa não-mercadológica, um dos decretos do Serra instituiu o Pinotti como o dono da bola das estaduais: estava acima dos três reitores (de USP, Unicamp e UNESP), que por sua vez já eram bem alinhados ao pensamento do governador.

Também vale lembrar que, em junho de 2009, a Polícia Militar invadiu o campus Butantã da USP. Até então, a última vez que a Polícia tinha entrado na Universidade foi na ditadura militar. Os alunos protestavam contra a Universidade Virtual e fizeram o famoso, recorrente e querido piquete no portão principal; para acalmar a multidão, o Zé galeroso chamou seus amiguinhos, a PM. De um lado os estudantes jogavam flores de papelão, mas ninguém é idiota e ninguém apanha quietinho. Do outro lado, era bomba de efeito moral, tiro de efeito moral, gás de efeito moral, cacetete de efeito moral. Vale ler aqui o relato da Professora Adma Muhana.

Depois da greve de 2007 e da de 2009 (afinal os alunos pararam as atividades após a invasão da PM), sempre que eu vejo o Serra me dá ódio, principalmente quando ele acha que é do povo. Isso acontece inclusive quando vejo o Twitter do candidato, mas pelo menos em 140 caracteres o Zé coleciona pérolas geniais, é um verdadeiro fanfarrão!

1) “Deveria haver mais debates. São importantes. No segundo turno, com apenas dois candidatos, serão ainda melhores.” – Verdade, Zé, o bicho vai pegar em 2014!

2) “Quero dar as boas-vindas à minha mulher @monicaserra45 aqui no Twitter” – meu Deus! o Serra é casado com o Beiçola!

3) “Na Expocristã, acompanhei uma banda gospel com “Vai dar tudo certo”, de Waldecy Aguiar.” – #SerraéMenas, como diria @cleycianne, a Diva do Senhor.

4) “À noite fui concluir o tratamento do canal de um dente. Não é que ainda está doendo?” – Bate macumba, iê iê!!

5) “Sou como dizia a extraordinária Dorina Nowill: eu tenho uma mola embaixo de mim, quando algo me puxa para baixo, eu reajo para cima.” – Desculpa, mas não entendi muito bem onde fica a mola.

6) “De manhã, em Balneário Camboriú nem consegui fazer a caminhada, de tanta gente que me acompanhava. A solução foi subir em um trio elétrico.” – Quanto amor:

7) “@comfarpas Sou a favor da liberdade. Sempre. Abs.” – A única coisa que consegui entender é que o Serra usa absorvente (Abs.) Sempre Livre.

8) “Parabéns RT @jocapavesi  Serra, sei q vc é palmeirense, mas,pô,cadê nosso parabéns pelos 100 anos do coringão?Olhe q somos 30.000.000 tá bom?” – Significa!

9) “Ontem tive gravações até às 5hs da manhã. À tarde, reunião com mais de 480 entidades sindicais, de 26 estados :http://bit.ly/bTvRdd” – Agora tá eplicada a cara de vampiro.

10) “Hoje fui à Cidade Tiradentes, zona leste de SP, onde atuei muito como prefeito. http://bit.ly/avUGOG – Muitão, 2 anos no mandato!

11) “Certo @LeonardoParente, além de cartas, os nordestinos de SP podem mandar emails para os seus parentes do Nordeste pedindo voto pra mim, rs.” – Que tal ir pra lá, queridão?

12) “Hoje fui da estação Ana Rosa à Vila Prudente com os meninos do KLB.Há tanto tempo eu venho te seguindo, http://migre.me/17dPA– Ir de Corinthians-Itaquera à Sé ouvindo “A dor desse amor” o bonitão não quer.

13) “A Ruth Cardoso era fanática pelo Centro Cultural da Vila Nova Cachoeirinha. Visitava sempre. Por isso o CCJ ganhou o seu nome.” – Eu sou louca pelo Pacaembu e não sou casada com Tucano. Bota meu nome lá??

14) “Crime no RJ mostrou a urgência do que eu tenho dito: o governo federal tem que se jogar na luta pela segurança.http://migre.me/16vVE – Se joga, bee! Extravasa, libera e joga tudo pro ar!

15) “Desembarquei no RJ, vindo de Manaus, às 4 da manhã e não consegui me conectar ao Twitter, @denirothenburg. Deixe de procurar pêlo em ovo.” – Porra, o Serra nem tem um Blackberry!

16) “Na Bienal, tirei mais de 250 fotos. É um assessor que conta. O problema é que a maioria, ampla, era de corinthianos, depois, são paulinos.” – Por que, Serra, acha que Corinthiano é sujo e são-paulino, viado??

17) “Anunciei: como fazemos em São Paulo, onde dá muito certo, vamos entregar 3 livros gratuitos/ano em todo o Brasil a partir da quarta série.” – É mesmo, a educação em SP é boa pra caralho e ler três livros é uma média ótima!

18) “Alguém conseguiu ver a chuva de meteoros na madrugada passada?” – o Luan Santana conseguiu!

19) “Aécio: “coragem na vida pública é honrar compromissos com a população”. Boa!” – Boa mesmo, Serra! Muito boa!! Haha.

20) “Qdo assumi a prefeitura de SP, em 2005, jurei que transformaria as 2 maiores favelas – Heliópolis e Paraisópolis – em bairros. Deu certo!” – O máximo que ele conseguiu foi transformar Heliópolis e Paraisópolis em linhas de ônibus.

***

Beijo, me liga, candidato!

***

PS: O texto da Professora Adma foi retirado do blogapontodepartir.blogspot.com, da queridíssima Fê, a quem agradeço pela contribuição!

Anúncios

4 Respostas para “Fanfarrão galeroso

  1. Gostei, Dé. Só que pior que os cursos de humanas, que já não ganham muito e ganhariam muito menos, ficariam os cursos divididos entre pesquisa técnica e básica. Imagina a discrepância dentro de institutos como o de Física, por exemplo. Os diretores destes institutos iam deixar totalmente de lado a pesquisa básica para privilegiar aquela que fosse mais atraente para o Pinoti. Um cara conseguir fazer a POLI colocar a sua bandeira na fachada da reitoria ocupada, ainda que os tucanusps tenham mandado tirar depois, merece um prêmio. Por fim, só votaria no Serra se o vice dele fosse o Mandela (votaria e ficaria 4 anos torcendo pra ele ser afastado do cargo), agora com Índio da Costa (who?) não dá. Beijo.

  2. Confesso que estava começando a simpatizar mais com o Fernando Henrique, mas aí o idiota dá uma entrevista pra Folha falando que o Lula se assemelha ao Mussolini. E o pior de tudo é que ele diz que reparou nisso assistindo ao filme “Víncere”. Putaqueopariu o cara era professor de sociologia na USP e só foi saber como era o Mussolini assistindo a porra de um filme (nada contra o filme que eu tô louco pra ver). Vai a merda, Arce!

  3. PERAÊ, preciso respirar depois dessa foto do Serra com cabelo! hohohoho, tá lindo, ele devia adotar o estilo!
    ‘sempre que eu vejo o Serra me dá ódio’ – somos duas!
    Espero mesmo que a carreira ‘política’ (minha irmã de 14 anos sabe mais de política que ele!) do fanfarrão aí acabe com a derrota vergonhosa dessa eleição! Se não acabar, a gente começa a mandar essas pérolas loucamente pras pessoas, até que elas desistam de votar nele! =]
    Acho que minha candidata, a princípio, nem seria a Dilma, mas, só de pensar que ela – mulher, de esquerda, do PT, entre outras coisas – pode detonar um tucano asqueroso, eu já tenho infinitos motivos pra votar e pra pedir votos pra ela! Queria ver a cara do Serra quando sair o resultado, hohoho!

    Aiin, que lindo meu blog ali, queridíssima Dé!

    Adoreei o post, vou divulgar no meu blog mundialmente famoso (tá, nem tanto!) também! =]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s